Artes Visuais

Blog do curso de Artes Visuais: Licenciatura da Uergs #auergsserveproRS

NOTA DE REPÚDIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO: LICENCITURA DA UERGS SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA 746/2016 QUE ALTERA O ENSINO MÉDIO

nota-de-repudio

Os professores dos Cursos de Graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, vem por meio deste se posicionar publicamente contra a Medida Provisória (MP) 746, publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de setembro de 2016, que altera drasticamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de ferir profundamente a democracia por não ser discutida com a sociedade, utilizando-se de instrumento aceito constitucionalmente (MP) mas revelador do autoritarismo de um governo sem legitimidade política, indisposto ao diálogo. A proposta atropela o Conselho Nacional de Educação (CNE), deixando clara a intenção de buscar transformar a educação, de direito humano fundamental (responsabilidade e dever do Estado), em direito formal (presente na lei, mas garantido de acordo com o sucesso do indivíduo no mercado); de bem público (todos têm acesso, independente da situação econômica), em bem privado (uma mercadoria).

Pontualmente no artigo 26 parágrafo 6 (Lei 13.278 de 02 de maio de 2016), no que diz respeito a obrigatoriedade do ensino das Artes no Ensino Médio, a MP 746 ignora totalmente a importância das artes para o desenvolvimento pleno do ser humano, e que ao lado da Filosofia, Sociologia e Educação Física compõem um campo de saberes indispensáveis para construção de uma Educação comprometida com as diversas possibilidades de atuação, intervenção e criação de mundos possíveis.

É inadmissível que um governo possa legitimar sua atuação com atitudes antidemocráticas como a que se apresenta. Ou seja, mudar uma lei que teve na sua gênese a participação efetiva da comunidade educacional, de professores de Artes, associações de artistas etc., configura uma severa agressão a qualquer principio identificado com a Democracia. Assim como, criar possibilidades para que determinadas áreas do conhecimento possam ser conduzidas por pessoas sem a habilitação específica, concedida através dos cursos de Licenciatura, aponta claramente, para a intenção de desqualificar a formação de professores no país. Ao fazer isso, menospreza completamente a profissão docente.

A partir do exposto, os cursos de Licenciatura em Artes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – da unidade de Montenegro repudiam, com veemência, a MP 746 e, conclamam toda a comunidade interessada, discentes, docentes, técnicos administrativos e comunidade em geral, a se posicionarem diante da iminente ameaça da retirada das Artes do contexto da Educação Básica brasileira.

Montenegro, 30 de setembro de 2016.

Colegiados dos Cursos de Graduação em Artes – UERGS.

Anúncios

Sobre Artes Visuais UERGS

Sou Carmen Capra, Professora do Curso de Artes Visuais: licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mantenho o blog desde 2011 para registrar eventos do curso e da universidade e para formar bancos de dados para o uso dos alunos e para uso geral. Participou da montagem deste blog, em 2015, Ana Paula Goulart Velho. Endereço anterior: . Em 2017-2, atualizações realizadas por Raphael Júnior Almeida Batista, Bárbara Spohr, Jozieli Weber e Odalissa Sorrilha, monitores voluntários do Ateliê Livre de Artes Visuais - ALAV.

Um comentário em “NOTA DE REPÚDIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO: LICENCITURA DA UERGS SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA 746/2016 QUE ALTERA O ENSINO MÉDIO

  1. Pingback: Manifestações de repúdio à reforma do Ensino Médio | Artes Visuais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 30 30UTC setembro 30UTC 2016 por em Sem categoria.

Arquivos de post

Artes Visuais

Blog do curso de Artes Visuais: Licenciatura da Uergs #auergsserveproRS

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: