Artes Visuais

Blog do curso de Artes Visuais: Licenciatura da Uergs #auergsserveproRS

Primeira sessão do Cine Uergs Educação e Artes

A primeira sessão do Cine Uergs Educação e Artes ocorreu no último sábado, 30 de setembro. Foi exibido o documentário “Nunca me sonharam“, dirigido por Cacau Rhoden, financiado pela Fundação Unibanco e distribuído pela Video Camp. A ação de extensão foi aberta com a presença da Secretária de Educação e Cultura de Montenegro, Rita Carneiro Fleck e assessoras daquela secretaria.

Após a exibição, o debate foi proposto pelo Professor da UNESC, Marcelo Feldhaus, e pela Professora Carmen Capra. Após excertos retirados do filme e de obras de Michel Foucault, Viviane Mosé e de críticas de cinema sobre o documentário, uma produtiva conversa foi desenvolvida com a plateia. Na conversa tratou-se das escolhas estéticas do documentário em relação à narrativa estabelecida pelo filme, do lugar de fala dos produtores e da rede discursiva que dali se estabelece sobre a adolescência, principalmente, mas também sobre os professores, a escola e a educação em geral.

Talvez o principal ponto identificado pelos alunos e professores presentes na plateia seja a negligência da narrativa sobre o presente em uma evidente aposta sempre no futuro a ser “construído, empreendido e plantado”. Além disso, ao dar ampla e profunda visibilidade à juventude e ao ensino médio, o documentário também implementa visibilidade para as práticas docentes e escolares tidas como as mais adequadas para, digamos, o “plantio do sonho e de um futuro melhor”. Tal visibilidade pode facilmente tornar-se uma moral de condução de comportamentos, vigilância e julgamento. Foi unanimidade, contudo, a emoção que desperta a fala do jovem brasileiro, esta sim, plena de energia e vida, onde existem histórias tocantes de muito sofrimento e resistência.

A próxima sessão do Cine Uergs Educação e Artes ocorrerá em 21/10 com o documentário “20 Centavos“, dirigido por Tiago Tambelli, distribuído pela Taturana Mobilização Social. Serão debatedores o professor Daniel Momoli (Arteversa) e Carmen Capra (UERGS). Qualquer pessoa pode participar dessa ação de extensão e as que forem a três delas receberão um certificado. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail carmen-capra@uergs.edu.br ou na hora. O início é às 9h 30min, terminando no máximo às 12h 30min.

 

Cine Uergs Educação e Artes-outubro.jpg

Essa ação de extensão não teria meios de ocorrer não fosse o apoio irrestrito do Cine Mais Arte Tanópolis. São monitoras voluntárias do projeto as alunas de Artes Visuais Susana Toledo (fotos), Rosemari Fiúza e Ana Paula Velho (design visual).

Por Carmen Capra

Anúncios

Sobre Artes Visuais UERGS

Sou Carmen Capra, Professora do Curso de Artes Visuais: licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mantenho o blog desde 2011 para registrar eventos do curso e da universidade e para formar bancos de dados para o uso dos alunos e para uso geral. Participou da montagem deste blog, em 2015, Ana Paula Goulart Velho. Endereço anterior: . Em 2017-2, atualizações realizadas por Raphael Júnior Almeida Batista, Bárbara Spohr, Jozieli Weber e Odalissa Sorrilha, monitores voluntários do Ateliê Livre de Artes Visuais - ALAV.

Um comentário em “Primeira sessão do Cine Uergs Educação e Artes

  1. Pingback: Em 11/11, Cine Uergs Educação e Artes exibe curtas dirigidos por mulheres gaúchas | Artes Visuais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 1 01UTC outubro 01UTC 2017 por em Sem categoria.

Arquivos de post

Artes Visuais

Blog do curso de Artes Visuais: Licenciatura da Uergs #auergsserveproRS

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: