Artes Visuais

Blog do curso de Artes Visuais: Licenciatura da Uergs #auergsserveproRS

Terceira sessão do Cine Uergs Educação e Artes recebe as diretoras Lisiane Cohen e Maíra Coelho

Na manhã de 11 de novembro, o Cine Uergs Educação e Artes realizou uma sessão de curtas de diretoras de Cinema. Foram exibidos: Borboletas no Estômago, de Biah Werther, Madrepérola, de Deise Hauenstein, Palavra Roubada, de Mirela Kruel, Hoje tem felicidade, de Lisiane Cohen e Retirantes, de Maíra Coelho.

Lisiane e Maíra acompanharam as exibições e conversaram com a plateia sobre a mulher no cinema, principalmente quando exercem funções de maior relevo, como a de direção. Embora existam muitas mulheres atuando nos diversos setores do cinema, essa área ainda é afeita a certas validações proporcionadas pela figura masculina. Apesar da persistência do homem como identidade de base – haja vista o número de diretores, protagonistas e heróis em contraste com os postos mais ocupados por mulheres como apoiadoras do protagonismo masculino (assistentes e coadjuvantes, por exemplo) – as mulheres estão movendo essas fronteiras. Há um trabalho consciente e educativo realizado por elas que, aos poucos, vai tornando visíveis as estruturas naturalizadas que descreem tanto do trabalho cinematográfico das mulheres, quanto da própria existência de uma hegemonia masculina.

A plateia, que contou com alunos da Uergs de Montenegro, professoras do município e interessados da comunidade, também perguntou sobre aspectos técnicos e sobre a distribuição dos filmes.

O Cine Uergs Educação e Artes é uma realização da Uergs de Montenegro que conta com instituições e pessoas que acreditam na força do encontro. Nessa sessão, recebem o agradecimento especial o Cine Mais Arte Tanópolis e as diretoras Maíra Coelho e Lisiane Cohen recebem nosso agradecimento. Essa sessão só foi possível, ainda, pelo trabalho desenvolvido pela aluna de Artes Visuais Susana Toledo e seu grupo, na disciplina História das Artes, ministrada por Igor Simões em 2017-1.

Por: Carmen Capra

Produção dessa ação de extensão: Susana Toledo, Rosemari Fiuza e Ana Paula Velho, monitoras voluntárias. Coordenação: Prof. Carmen Capra
Anúncios

Sobre Artes Visuais UERGS

Sou Carmen Capra, Professora do Curso de Artes Visuais: licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mantenho o blog desde 2011 para registrar eventos do curso e da universidade e para formar bancos de dados para o uso dos alunos e para uso geral. Participou da montagem deste blog, em 2015, Ana Paula Goulart Velho. Endereço anterior: . Em 2017-2, atualizações realizadas por Raphael Júnior Almeida Batista, Bárbara Spohr, Jozieli Weber e Odalissa Sorrilha, monitores voluntários do Ateliê Livre de Artes Visuais - ALAV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 11 11UTC novembro 11UTC 2017 por em Sem categoria.

Arquivos de post

Artes Visuais

Blog do curso de Artes Visuais: Licenciatura da Uergs #auergsserveproRS

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: