Artes Visuais

Blog do curso de Artes Visuais: Licenciatura da Uergs #auergsserveproRS

Apresentações dos Estágios em escolas no Salas: edição 2

Em 8 e 9 de março foram apresentados no Salas: edição 2 os estágios docentes em escolas de ensino fundamental e médio. No primeiro momento, Adriana Ianzer de Oliveira, André Dias Vieira, Cinara Priscila Dorneles Ramos, Iury de Mello Araújo e Kellem Francini Santos fizeram suas apresentações abordando a abertura da noção de desenho, um jogo curatorial, o grafismo africano, animações de terror e arte e tecnologia na intensificação da comunicação.

Mexer com a escola, fazer junto com os alunos sem somente ficar ensinando e enfrentar as dificuldades propiciadas pelos rótulos escolares foram alguns dos objetivos deles. Reflexões importantes foram feitas: não levar tudo pronto e enfrentar o fazer da arte e da aula de arte não como algo que tem que dar certo, mas que deixa o processo ocorrer com tudo o que pode ocorrer.

Ao final, com a mediação da Prof. Mariane Rotter e as colocações da plateia – em maioria, alunos da Graduação em Artes Visuais – licenciatura da UERGS – foi falado do que caracteriza o envolvimento da docência: apesar de despertar inúmeras emoções, o envolvimento docente é profissional. Muitas vezes comove e emociona, porém a principal incidência da docência é a de ordem política e social.

No segundo momento, Ariberto de Farias Bauermann Filho, Luana da Silva, Maristela Couto Langhammer Kettermann, Marivone de Souza Soares e Mayra Corrêa Marques abordaram a estética das relações com coisa, outro e espaço, objetos-caixa como histórias sem lugar, movimento jovem e feminista e circulação de ideias através da arte, texturas sensoriais e cor-como-coisa.

Pelo que escolheram compartilhar com a plateia, ficou evidente que o invenção, brincadeira e criação de novos conceitos é possível nos estágios, o que permitiu que as relações traçadas com o outro, as coisas e os espaços são elaborações que podem ser pensadas esteticamente, mas também podem ser perturbadas, como por exemplo, as abordagens tradicionais sobre a cor e os lugares-caixa que nos classificam a todo momento. O envolvimento com a comunidade e o desafio de sair da sala de aula, expandindo essa quase incontornável sala, também foram mencionados como importantes.

Ao final, plateia e apresentadores dialogaram, fechando essa sessão do Salas: segunda edição que terá, na sequência, a ação artística de Fernanda Maia nos arredores da Fundarte na manhã do dia 13 de março. A programação segue durante todo esse mês.

Por Carmen Capra

Reportagem feita pela TV Cultura do Vale: https://www.facebook.com/TvCulturaDoVale/videos/1574080316038105/

 

Anúncios

Sobre Artes Visuais UERGS

Sou Carmen Capra, Professora do Curso de Artes Visuais: licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mantenho o blog desde 2011 para registrar eventos do curso e da universidade e para formar bancos de dados para o uso dos alunos e para uso geral. Participou da montagem deste blog, em 2015, Ana Paula Goulart Velho. Endereço anterior: . Em 2017-2, atualizações realizadas por Raphael Júnior Almeida Batista, Bárbara Spohr, Jozieli Weber e Odalissa Sorrilha, monitores voluntários do Ateliê Livre de Artes Visuais - ALAV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10 10UTC março 10UTC 2018 por em Sem categoria.

Arquivos de post

Artes Visuais

Blog do curso de Artes Visuais: Licenciatura da Uergs #auergsserveproRS

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: